Partição PQSERVICE

Até pouco tempo atrás era comum, ao se comprar um novo computador digamos “de marca”, receber junto um ou dois cds: um com o sistema operacional e outro com os drivers, ou apenas um com o sistema e com os drivers, o que começou a se popularizar com a ascensão do Windows XP e início do Vista, este, por conseguinte era distribuído em um DVD.

Porém, essa modinha mudou, o que acontece agora são os grandes fabricantes não entregarem a mídia com o sistema para o consumidor. Acredito que essa nova tendência tenha apenas um motivo, e não é a onda ecológica (os CDs e DVDs contém compostos que poluem o meio ambiente) e sim a redução de custos de produção. Em uma analise inicial pode-se pensar que é uma besteira já que as mídias, na atualidade custam muito barato, mas  os fabricantes produzem em série e esse custo inexpressivo para um único computador pode ser muito grande ao final da produção de muitas unidades.

Assim, atualmente, os fabricantes estão colocando o conteúdo destas mídias no próprio disco rígido do equipamento. A partição PQSERVICE é uma partição primária, oculta, com configuração EISA que contém os arquivos de recuperação, os quais permitem restaurar o sistema operacional para os padrões de fábrica. Além da Acer, outras fabricantes, como HP, também estão adotando a prática e este parece ser o novo padrão da indústria.

Mas vamos ao que interessa:

Muitos “técnicos”,, ao reformatarem os PC`s e notebooks dos clientes, tratam de inserir logo um CD ou DVD de alguma versão do Windows. ISSO É INCORRETO – pois exigirá a caça por drivers de dispositivos e poderá trazer problemas no tocante à detecção do HD, além de totalmente desnecessária.

Para reformatar um notebook ou computador Acer, por exemplo, que tenha a partição PQSERVICE, certifique-se de que a opção D2D está habilitada na BIOS e, durante o boot, quando o logotipo da Acer aparecer, pressione Alt+F10.

O computador irá carregar um sistema de instalação do fabricante e perguntar se você deseja restaurar o disco rígido ou manter seus arquivos pessoais ( está opção esta que o próprio programa avisa que não remove os vírus). Assim, após fazer backup de seus arquivos importantes, rode este utilitário e ele irá, sozinho, formatar e instalar o sistema original de fábrica: pegue um Cafezinho e fique assistindo, não será necessário configurar o disco rígido, nem caçar drivers e muito menos digitar o serial colado na carcaça do computador.

MÁS, se a partição foi apagada, caso se tenha criado os discos de recuperação que o computador se oferece para fazer quando você o liga pela primeira vez, não há com o que se preocupar, o problema é se o referido disco de recuperação não foi criado! Aí abraço, praticamente se perdeu a sua licença do windows, ou, será uma batalha junto à assistência técnica para conseguir o seu PC certinho como era antes.

Obs: Há casos em que  mesmo que se mantenha a partição, você poderá perder acesso a ela; isso acontece porque, para que a opção D2D funcione, a Acer insere algumas informações especiais na MBR do disco rígido na fábrica. Caso você instale outra edição ou versão do Windows, alguma distribuição de Linux ou reparticione o HD para fazer dual boot, as tais informações especiais poderão ser perdidas e o Alt+F10 deixará de funcionar. No entanto, é fácil recuperar o acesso à funcionalidade seguindo estes passos: – Desabilite a opção D2D na BIOS;  Abra uma seção do Windows com privilégios administrativos; Baixe o programa Partedit32; No programa, identifique a partição PQSERVICE através de seu tamanho, mude seu tipo para 0C e salve. Reinicie a máquina. Agora, você deverá ser capaz de navegar normalmente na partição. Localize os arquivos mbrwrdos.exe e rtmbr.bin. Uma vez localizados, abra o prompt de comandos com privilégios administrativos e digite mbrwrdos.exe install rtmbr.bin. Feche o prompt de comando, reinicie a máquina, habilite novamente a opção D2D na BIOS e pronto: o Alt+F10 está funcionando.

A partição PQSERVICE é uma partição oculta utilizada para restaurar o computador com o sistema original de fábrica. Não se deve apagá-la.

Fonte: Internet

2011 06 07

Anúncios