Zeebo

Zeebo

 

Zeebo é um console de videogame brasileiro que envolveu parceria de empresas de sete diferentes países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Israel, Japão e França. O console é fabricado pela Tectoy na Zona Franca de Manaus e foi lançado dia 25 de maio de 2009 no Brasil com o preço de R$ 499,00. Em setembro do mesmo ano seu preço caiu para R$ 399,00 e ainda em novembro do mesmo ano o preço caiu novamente para R$ 299,00. Ele vem acompanhado de três jogos na memória: FIFA Soccer 09, Need for Speed: Carbon, Treino Cerebral e mais 3 jogos para download gratuito: Prey Evil, Zeebo Extreme: Rolimã e Zeebo Extreme: Jet Board.

Em 4 de novembro de 2009, o Zeebo é lançado oficialmente no México com um preço sugerido de 2.499,00 pesos mexicanos, um controle diferente da versão brasileira além da adição de um teclado para a navegação na internet. E mais cinco jogos gratuitos no console.

No dia 1 de setembro a Zeebo Brasil anunciou um novo posicionamento do console no mercado e relançou o console com nova embalagem e novos jogos pré-instalados: Treino Cerebral, Boomerang Sports: Vôlei e Zeebo Extreme: Bóia Cross. O preço foi mantido em R$ 299,00.

Em 27 de outubro de 2010, a Zeebo Inc. anuncia a entrada do Zeebo no mercado chinês, onde o foco principal será a TV Digital e a distribuição de conteúdo em Alta Definição em parceria com a China Digital TV Holding Co., Ltd., ou simplesmente China Digital TV.

Zeebo é o primeiro console de mesa a não usar nenhum tipo de mídia física para a comercialização de jogos. Eles são disponibilizados por download através da rede ZeeboNet 3G e armazenados na memória interna do videogame. Essa rede é sem fio e própria do console, onde o jogador não precisa utilizar modem, acesso a banda larga ou mesmo pagar qualquer mensalidade para utilizar o serviço. Basta ligar o console e ele automaticamente se conecta a rede wireless ZeeboNet 3G, disponível em todos os locais onde houver cobertura da rede 3G. A Tecnologia ZeeboNet 3G permite que o videogame receba atualizações gratuitas, enviadas ao jogador através de downloads automáticos que ocorrem enquanto o aparelho está em modo “stand-by”.

O aparelho possui três entradas USB 2.0 (sendo duas na frente e uma atrás), uma entrada mini USB atrás e uma entrada para cartão SD na frente. A conectividade com a televisão é através do cabo AV.

A maioria dos jogos disponíveis atualmente são versões mobile readaptadas ao português e a nova resolução VGA de 640×480 como ampliação de texturas e inclusão de modelos mais detalhados. Já outros foram criados exclusivamente para o sistema Zeebo, como os jogos das séries Zeebo Extreme e Boomerang Sports (relançada em 17 de agosto como Zeebo Sports), a primeira voltada para os jogos radicais e a segunda para jogos tradicionais com bola. Os jogos podem variar de R$ 9,90 a R$ 29,90.

Hardware e Especificações técnicas:

CPU: Qualcomm, ARM 11 / QDSP-5, Frequência de Clock: 528 MHz

GPU: Qualcomm,  ATI Imageon, Capacidade Gráfica: 4 milhões de triângulos por segundo.

  • Resolução VGA (Máx. 1024 x 1024) Normalmente rodando a 640 x 480 – 4:3
  • Sensibilidade: ← 106 dBm (em UMTS)
  • Antena interna
  • Banda: Quad Band GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900) MHz
    Tri Band UMTS/HSDPA/HSUPA (850/1900/2100) MHz
  • Memória de armazenamento: 1 GB NAND Flash (para jogos)
  • Memória do sistema: 160 MB RAM, 128 MB DDR SDRAM + 32 MB stacked DDR SDRAM em MSM7201A
  • Conectividade com a internet via 3G gratuita (escalável para 2,5G ou 2G onde necessário)
  • 3 portas USB 2.0 Standard A (para acessórios)
  • Expansão SD Slot / Interface
  • Interface: USB HID
  • Alimentação: adaptador AC 5V 3A
  • Consumo máximo: 15 W

Condições de operação:

  • Temperatura: entre -20 °C e 55 °C
  • Umidade: 95% (40 °C)

De acordo com a Tectoy, a ideia do console surgiu em 2006 por Reinaldo Normand. Em 2008, foi especulado o projeto Genie, que seria uma parceria entre a Tectoy, a Qualcomm e mais outras empresas em lançar um console destinado a países em desenvolvimento que não utilizasse mídia física para seus jogos.

Em novembro do mesmo ano a Tectoy anuncia oficialmente o nome do console programado para ser lançado no primeiro trimestre, junto com suas especificações técnicas, descrição sobre a ZeeboNet, o anúncio de 6 jogos e o seu preço de lançamento de R$ 599,00.

2009 – No dia 25 de maio o console é lançado na cidade do Rio de Janeiro e em algumas lojas online do Brasil pelo preço de R$ 499,00, abaixo do divulgado anteriormente. O console traz consigo 3 jogos na memória (FIFA Soccer 09, Need for Speed: Carbon e Treino Cerebral) e mais 3 para download gratuito (Prey Evil, Quake e Quake II). Em setembro a Tectoy anuncia a sua primeira queda no preço do console, que passa a custar R$ 399,00. Em 4 de novembro o console é lançado no México pelo preço de $ 2.499,00. Alguns dias depois, a Tectoy anuncia mais uma queda de preço, passando a custar R$ 299,00, junto com o seu lançamento para todo o território do Brasil. O console fechou o ano com 29 jogos lançados no Brasil.

2010 – O Zeebo sofria com a falta de lançamentos e com poucos títulos em seu catálogo, até que no mês de abril foram lançados 7 jogos de uma única vez, todos clássicos de arcade da Data East. Ficou claro que a Tectoy teve a intenção de agradar também o publico mais velho.

No dia 15 de junho, são retirados do catálogo do Zeebo dois dos jogos que já vinham pré-instalados no consoles gratuitamente, foram eles Quake e Quake II, ambos publicados pela id Software e portados pela Tectoy Digital para o Zeebo, este dia marcou o inicio da redução na quantidade de jogos catálogo do console. Tal situação seria repetida a alguns dias mais tarde, em 21 de julho, quando novamente a Zeebo Brasil confirmaria, através de seu Twitter oficial, a retirada de mais um jogo, dentre os pré-instalados no console, do catálogo do Zeebo. O jogo da vez foi Need for Speed Carbon: Own the City, publicado pela EA Games e portado também pela Tectoy Digital. Em 17 de agosto a série Boomerang Sports foi relançada como Zeebo Sports, ainda composta por 4 jogos só que agora compatíveis com o Boomerang e com o Z-Pad.

No dia 1 de setembro é realizada uma coletiva de imprensa da Zeebo Brasil para apresentação do novo posicionamento do Zeebo no mercado e lançamento de um novo modelo do console, agora com acesso a internet, redes sociais, chats, um novo controle o Zeebo Dragon e um teclado, semelhantes ao do modelo lançado no México. Também são anunciadas duas importantes parcerias com a Maurício de Sousa Produções e com a Disney Interactive Studios para desenvolvimento de conteúdo licenciado para o Zeebo.

Em 27 de outubro de 2010, a Zeebo Brasil anuncia mais uma mudança no catálogo do Zeebo. Desta vez o jogo retirado do catálogo foi Prey Evil, e o jogo que passou a estar disponível para download gratuito (custando 10 Z-Credits), no modelo antigo do console, foi Zeebo Extreme: Bóia Cross.

Zeebo Inc. é o novo nome da Tectoy da América, fundada em 2007 pela Tectoy S.A., em San Diego, Califórnia. Qualcomm agora controla 43% da companhia, enquanto a Tectoy fica com os restantes 57%.

Z-Credits, é a moeda do Zeebo, é utilizada para a compra de jogos diretamente com o servidor da Tectoy, com a conexão ZeeboNet 3G. Atualmente, os modos de aquisição de Z-Credits são: Cartão de crédito (Visa ou Mastercard), boleto bancário, débito em conta e aquisição de créditos via lan house autorizada. Ainda, há a previsão de que os Z-Credits sejam vendidos em 3 cartões pré-pagos diferentes: de 2000 Z-Credits (R$20,00), 3000 Z-Credits (R$30,00), e de 5000 Z-Credits (R$50,00). Como exemplo, atualmente, os jogos que custam R$9,90, são vendidos por 990 Z-Credits, como Action Hero 3D, que é um dos jogos mais baratos do console . A produtora ressalta que o console será voltado aos mercados emergentes, venda onde a pirataria é extrema e afasta a presença de alguns dos principais produtores de games do mundo.

Desenvolvimento – A Zeebo SDK é distribuído gratuitamente através do site oficial e sua programação é baseada no BREW SDK e em OpenGL ES, o Zeebo roda na placa Adreno 130 Graphics Core da Qualcomm. O BREW SDK Pode ser adquirido no site da Qualcomm, mediante o licenciamento junto com a Qualcomm.

Lançamento – O lançamento do Zeebo ocorreu no dia 25 de maio de 2009, primeiramente com exclusividade para as lojas do Rio de Janeiro, a cidade foi escolhida para que o console fosse testado no mercado. Logo após, foi disponibilizado para a venda em lojas online com entrega para o resto do Brasil. Em 25 de setembro de 2009, o preço do Zeebo diminuiu cem reais.

Em 4 de novembro de 2009, o Zeebo é lançado oficialmente no México, com um preço sugerido de $ 2.499,00. O console foi disponibilizado em mais de 2000 estabelecimentos mexicanos, trazendo novos recursos que incluem um novo gamepad e um teclado para a navegação na internet. A versão mexicana contou com cinco jogos gratuitos na memória e uma hora de acesso a internet.

Em 16 de novembro de 2009, o console recebe uma diminuição de preço no mercado brasileiro, baixando de R$399 para R$299. O preço surgiu na mesma data em que foi lançado em lojas físicas de todo o Brasil.

Em 27 de outubro de 2010, a Zeebo Inc. anuncia a entrada do Zeebo no mercado chinês e demonstra duas aplicações, Blue Sea School e Fish vs. Pirates que estão sendo desenvolvidas ela empresa chinesa Nebula Soft., e uma versão exclusiva do jogo Boomerang Sports: Tênis, desenvolvida no Brasil pela Zeebo Interactive Studios.

Acessórios:

Z-Pad – É o controle padrão do modelo antigo do console, consiste em um direcional digital, dois direcionais analógicos, e mais sete botões (1, 2, 3, 4, ZR, ZL e Home). É muito semelhante ao Classic controller do Nintendo Wii.

Zeebo Dragon – Segue o mesma configuração e disposição de botões do Z-Pad tradicional, entretando é muito mais anatômico e leve. É o mesmo gamepad lançado no México em 2009 e é muito similar ao Dualshock do PlayStation.

Boomerang:

O Boomerang é um controle sem fio que contém um sensor de movimentos. Ele é composto de um direcional digital, dois botões (1 e 2) e um botão Home, requer 2 pilhas AA para o funcionamento. O Boomerang é vendido separadamente a um preço de R$ 99,00 ou em conjunto com o console a um preço de R$ 399,00.

Teclado – Um teclado que acompanha o console no México e no Brasil, seu uso é feito para a navegação em sites educativos e de comunicação.

Cartão de Memória – Existe uma entrada para cartões SD e SDHC, porém no momento a entrada está inativa. De acordo com entrevistas da Zeebo Inc., no futuro, cartões SD poderão suportar músicas MP3, filmes e fotos, que rodarão diretamente na televisão em que o console Zeebo foi conectado. Não existem informações sobre quais codecs de vídeo o console poderá suportar.

Canais Zeebo – São canais family-friendly escolhidos pela própria Zeebo Inc. para serem acessados rapidamente pelo menu. Para ter acesso a estes, é necessário pagar uma taxa para o uso da Internet 3G. Estão incluídos canais de relacionamento, notícias, esportes, entretenimento, entre outros. É possível incluir novos sites que não estejam nos Canais Zeebo pelo próprio console, que envia uma mensagem para a Zeebo Inc. para análise e inclusão do mesmo nos Zeebo Canais.. A navegação da internet será possível através da aquisição de créditos. 2 horas saem por R$3,90. 4 horas saem por R$ 5,90.

Zeebo Clube – É a central de informações do Zeebo e Conta com dicas, notícias e promoções de jogos, além de aparentemente proporcionar um ambiente para troca de informações entre usuários.

Z-Social – É um aplicativo de chat que possui integração com serviços e redes sociais como Twitter, Myspace, Facebook, Gmail e Gtalk e e chats. Futuramente também contará com Orkut na sua lista de redes sociais.

Zeeboids – Zeeboids é um aplicativo de criação de avatares personalizados. Os jogadores poderão utilizar os personagens criados em jogos como Zeebo F.C. Foot Camp e participar de rankings online. Semelhantes aos Miis de Nintendo Wii

Zeebo Apuntes – É uma aplicação web lançada no México em 8 de setembro de 2010 para auxiliar os usuários do Zeebo nos estudos. A aplicação possiu material de apoio em matérias como: História, Espanhol, Arte, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática. Ele gerência as tarefas a serem feitas e também as notas de estudo.

 

Fonte: Internet

2011 03 08

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