Android 3.0 Honeycomb

O Google lançou oficialmente o Android 3.0 – Honeycomb. Muitas informações sobre ele já haviam sido divulgadas em vários locais informalmente, sendo o principal destaque a interface redesenhada para tablets. Perto dos smartphones a tela dos tablets é gigantesca. Um sistema para eles precisa se adaptar a essa realidade, oferecendo mais comodidade para o uso dos aplicativos. E isso tudo foi feito no Android 3.0. Tanto as aplicações nativas como o framework disponível para aplicações de terceiros foram feitos com as telas maiores em mente.

Segue a página do site oficial para desenvolvedores: http://developer.android.com/sdk/android-3.0-highlights.html

Vejamos alguns destaques:

•Barra do sistema, útil para notificações, status e navegação nos botões essenciais via software.

•Barra de ações, para controle das aplicações: opções contextuais, widgets, navegação, e diferentes tipos de ações ficam na barra superior. Ela é exibida de acordo com a aplicação em uso.

•Telas ‘Home’ mais personalizáveis: há 5 telas de entrada que podem ser personalizadas com widgets, atalhos e papéis de parede usando vários layouts.

•Lista de aplicações recentes, para facilitar o trabalho multitarefa.

•Teclado redesenhado, facilitando a entrada de texto em telas grandes. Foi incluída a tecla Tab, facilitando imensamente o preenchimento de formulários. Pressionando o dedo sobre uma tecla tem-se acesso ao menu de caracteres especiais e opções para alternar entre entradas de texto ou voz a partir de um botão na barra do sistema.

•Melhorias no copiar e colar: há facilidades para selecionar textos com toques.

•Novas opções de conectividade: conexão direta com dispositivos de fotos, como câmeras; uso de teclados completos via USB ou Bluetooth; melhorias no detectador de redes Wi-Fi, tornando a descoberta mais rápida; suporte a tethering via Bluetooth.

•Aplicações nativas atualizadas. No navegador: abas, modo de navegação anônima, unificação da visualização e gerenciamento do histórico e favoritos; login atomático facilitado para contas do Google; suporte a multi-toque disponível para o Javascript e plugins; melhorias no zoom, rolagem e visualização de sites “normais” (não-mobile).

•Câmera e galeria: exposição, foco, flash, zoom, e mais opções, agora ficam direto na tela, bem mais fácil de configurar. A galeria pode exibir os álbuns e coleções em tela cheia, com acesso rápido às miniaturas.

•Contatos: melhorias no programa, com dois painéis, facilitando a localização e organização; melhorias na formatação de números de telefone internacionais, baseando-se no país padrão e no número da região; exibição das informações em forma parecida com um ‘cartão’, sendo mais amigável.

•E-mail: visualização em dois painéis; é possível selecionar duas ou mais mensagens e então executar alguma ação pela barra de ações, como mover as mensagens selecionadas para uma pasta, por exemplo; sincronização de anexos para visualização posterior.

menu de configurações rápidas da câmera

Com o Android 3.0 os tablets terão mais chances de concorrer o iPad. A versão online da loja de aplicativos também deverá funcionar bem neles, já que oferecem bem mais detalhes na tela do que a aplicação para smartphone.

Fonte: http://developer.android.com/sdk/android-3.0-highlights.html; http://developer.android.com/sdk/android-3.0-highlights.html; http://www.hardware.com.br/noticias/2011-02/android3-honeycomb.html

2011 03 10

Anúncios