Barramento FireWire (IEEE 1394)

Barramento FireWire

A idéia do barramento FireWire é bastante parecida com a do USB. A grande diferença é o seu foco. Enquanto o USB é voltado basicamente para periféricos normais que todo PC apresenta externamente, o FireWire vai mais além: pretende simplesmente substituir o padrão SCSI.

Sua taxa de transferência é muito maior que a do USB padrão, 400 Mbps (o que dá 50 MB/s). Lembrando que a segunda versão do USB é mais rápido do que o FireWire padrão, pois apresenta uma taxa de transferência de 480 Mbps.

Uma nova versão do FireWire, chamada IEEE 1394b já foi lançada. Nesta versão o barramento FireWire atinge taxas de até 800 Mbps (100 MB/s), a taxa de transferência mais alta entre todos os barramentos externos disponíveis para PCs, sendo essa versão do FireWire o verdadeiro concorrente do USB 2.0.

Dentre os periféricos-alvo do FireWire, encontram-se, além dos “comuns”, câmeras de vídeo, scanners; de mesa, videocassetes, fitas DAT, aparelhos de som, etc. Com isso, observe que a utilização do micro como ferramenta de trabalho poderá dar um salto surpreendente, pois atualmente, para que PCs consigam controlar unidades de vídeo profissional, por exemplo, é necessário ter periféricos caros e exóticos. Basta que os fabricantes de equipamentos de áudio e vídeo passem a disponibilizar o barramento FireWire em seus equipamentos (o que tecnicamente não é difícil de fazer, já que os modernos equipamentos de áudio e vídeo são digitais).

Exceto o que foi discutido, o FireWire apresenta as demais idéias e características do barramento USB. Podemos conectar até 63 periféricos ao barramento FireWire. Seu cabo pode ter até 4,5 metros em cada trecho (ou seja, entre dois periféricos).

O barramento FireWire utiliza a especificação IEEE 1394 (IEEE é o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos dos Estados Unidos). Como os americanos simplesmente adoram siglas e acrônimos, muito provavelmente você só verá o FireWire sendo chamado de IEEE 1394 por aí. Outro motivo é que FireWire é uma marca registrada da Apple, pois foi essa empresa que liderou a indústria na criação desse barramento (assim como foi a Intel que liderou a indústria na criação do barramento USB). A Sony chama o barramento FireWire de I-link.

Anúncios