Bridge ou ponte

Bridge é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), possibilitando a cada usuário ter sua senha independente.

Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2); somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (internet protocol), mas o MAC (media access control) que é único para cada placa de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte. Desta forma é possível utilizar uma bridge para manter um segmento da rede livre dos dados que pertencem a outro segmento.

É freqüente serem confundidos os conceitos de bridge e concentrador (ou hub); uma das diferenças, como já enunciado, é que o pacote é enviado unicamente para o destinatário, enquanto que o hub envia o pacote em broadcast.

As pontes têm, internamente, uma memória que armazena os endereços MAC de todos os computadores da rede, a partir dos endereços de origem dos frames. Com base nessas informações é criada uma tabela na qual identifica cada computador e o seu local nos segmentos de rede. Quando a ponte recebe o quadro do endereço de destino é comparado com a tabela existente, se reconhecer o endereço ela encaminhará o quadro(frame)a esse endereço, caso contrário para todos os endereços da rede. Uma bridge é estabelecida entre conexão com o provedor de serviços ao contrario de um roteador que faz um rota com um unico ip dividindo a banda entre os computadores. Ele é menos utilizado devido a autenticação ser feita no pc,seu uso se limita a um computador.O mais conhecido é o US Robotics 8500.

Fonte: Internet

2011 02 28