Odyssey 100

Odyssey 100 foi o primeiro de uma série de videogames da Magnavox. Lançado em 1972 e tinha somente dois jogos: TennisHockey. Os únicos videogames originais da série Odyssey foram o Odyssey (também chamado de Brown Box) e Odyssey2.

Brown Box

O primeiro videogame do mundo a ser comercializado. Ele também é conhecido por ser o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Esta versão do Odyssey, bem como sua sucessora, perdeu a concorrência para o Pong, da Atari, por sua limitação de uso e pela péssima divulgação, que no início dizia funcionar somente com os televisores da Magnavox (uma tentativa de fazer aumentar a venda de televisores da marca).

  • Odyssey Brown Box, o Odyssey original.

Desde seu lançamento o Odyssey teve varias versões atualizadas lançadas estas tambem são conhecidas como PONGs.

Séries PONG

Série de máquinas de Pong (assim eram chamados os videogames caseiros da 1ª geração de consoles) fabricados com o intuito de competir com o próprio Pong, da Atari. Esses videogames tinham pouquíssimo tempo de vida no mercado (chegaram a lançar três modelos no mesmo ano) e fizeram relativo sucesso (foram lançados apenas nos EUA e na Europa).

  • Odyssey 200

Foi o segundo videogame da série Odyssey baseada em Pong. Lançado no mesmo ano de seu antecessor e vinha com dois chips da Texas Instruments que adicionavam o jogo smash e algumas marcações na tela. Ele podia ser jogado por 2 ou 4 pessoas.

  • Odyssey 300

Terceiro console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1976, sua grande diferença pro seu antecessor (Odyssey 200) era o design.

  • Odyssey 400

Quarto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e foi o primeiro a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).

  • Odyssey 500

Quinto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e teve os tradicionais batedores trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos (depois de três séries sem mudanças).

  • Odyssey 2000

O sexto console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1977, tinha quatro jogos (Tênis, Hockey, Smash, Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.

  • Odyssey 2001

Lançado somente na Europa em 1977 é o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Ele tinha três jogos coloridos (tennis,hockey e squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.

  • Odyssey 3000

Lançado em 1977, ele foi o sétimo console da série Odyssey baseada em Pong da Atari. Vinha com controles destacáveis (pads num futuro próximo) e com os quatro jogos de sempre (tennis,hockey,smash e pratice).

  • Odyssey 4000

Foi o último console da série Odyssey nos EUA e terceiro de 77′. Vinha com os controles destacáveis e inovações em jogos (Soccer, Tênis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).

  • Odyssey 2100

É a versão européia do que seria um Odyssey 5000 americano (que nunca foi lançado) e também último Odyssey Pong (1977). Por causa do novo chip National Semiconductor MM-57186-N ele tinha incríveis 6 jogos coloridos com variantes,o que somava 23 jogos.

Lista de Jogos

Somando-se o Odyssey e suas atualizações o console possuia ao todo 28 jogos.

Analogic; Baseball; Basketball; Brain Wave; Cat & Mouse; Dogfight; Football; Fun Zoo ; Handball; Haunted House; Hockey; Invasion; Interplanetary ; Voyage; Percepts; Prehistoric Safari; Roulette; Shooting Gallery; Shootout; Simon Says; Ski; Soccer; States; Submarine; Table Tennis; Tennis; Volleyball; Win; Wipeout.

Maqnavox Odyssey 2

Odyssey² foi um videogame fabricado pela Magnavox e lançado no mercado em 1981 pelaPhilips. O produto chegou no Brasil em maio de 1983. Contudo, devido ao fato da primeira versão do Odyssey² não ter sido lançada no Brasil, a Philips optou por chamá-lo apenas de “Odyssey”, fato que ainda gera confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo, onde o videogame manteve seu nome oficial.

A Philips traduziu alguns jogos para o português, o jogo K.C.’s Krazy Chase! (um clone dePac-Man) foi lançado no Brasil como “Come-Come”[1] e o jogo Pick Axe Pete foi lançado como “Didi na Mina Encantada” (protagonzado pelo personagem Didi Mocó de Renato Aragão.

Depois do relativo sucesso de suas plataformasPong, a Magnavox resolveu dar seguimento ao seuOdyssey e lançar a sua segunda geração de consoles. A Magnavox estava voltada para o desenvolvimento do Odyssey² desde o Odyssey 4000 e agora seus esforços se concretizavam no novíssimo Odyssey² (1978).

Pode-se dizer que, pelo menos na Europa e nos EUA, o Odyssey² foi popular. Não vendeu tanto como o Atari 2600 ou o Mattel Intellivision, ficando com o terceiro lugar. Um diferencial era seu teclado “embutido”, que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari.

Em termos de mercado o Odyssey² não chegou a competir diretamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, pois ambos tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor do que o do Odyssey², embora a plataforma tenha conseguido um grande número de fãs no Brasil. Outro fato que contribuiu para maior disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados — jogos, cartuchos e consoles — o que não aconteceu com o Odyssey.

Ficha Técnica:

  • Processador: Intel 8048; clock: 1.79 Mhz.
  • Memória RAM: 256 bytes; 64 bytes no processador
  • Memória de vídeo(VRAM): 256 bytes
  • Gráficos: Intel 8244 custom Audio/Video IC; 16 cores possíveis; 4 sprites suportados;
  • Som: Intel 8244 custom Audio/Video IC
  • Resolution: 280×192
  • Sprites: 4
  • Sound: 1-channel mono
  • Game Media: 2K programmable game card

Fonte: Internet

2011 03 08