PALM

Segue link com diversos arquivos, audio e vídeos, utilitálios, jogos, textos em .pdb que utilizo em meu PALM ZIRE 71.

Clique aqui

dentre eles temos o Documents to go, iSilo, HotSyncm UniCmd, tcpmp, ApostisDoc Converter, MobiPocket raeder e diversos títulos em .pda para leitura diretamento no Palm.

Qualquer duvida e/ou sugestões, ou, ainda, se necessitar de algum programa para Palm Zire 71, PDA que utilizo a 5 anos e não o abandono por iPhone ou Smartphone algum, é só dispensar algum comentário.

Se necessitar converter algum título para .pda, para leitura no PALM me avisse que o converto e lhe envio (necessário fonte do arquivo .doc. ou .PDF).

Assistentes Pessoais Digitais (PDA)

Palm OS é um sistema operacional (ou operativo) desenvolvido pela PalmSource, Inc. para os Assistentes Pessoais Digitais (PDA) manufaturados por diversas firmas que adquiriram a licença de fabricação. A maior licenciadora do Palm OS é a Palm, Inc..

A Palm, Inc. é uma empresa de fabricação de hardware e software fundada em 1992. Foi absorvida pela U.S. Robotics Corp. em 1995. Em junho de 1997, a Palm tornou-se uma subsidiária de 3Com quando a U.S. Robotics foi comprada pela 3Com. 3Com transformou a subsidiária Palm em uma companhia independente em 2 de março de 2000, sendo cotada no NASDAQ sob o indicador PALM. Em agosto de 2003, a divisão hardware da companhia foi rebatizada como PalmOne, Inc..

Em 29 de abril de 2010, a HP anunciou a compra da Palm por 1,2 bilhão dólares com o objetivo principal de ter acesso ao sistema operacional webOS. Com isso a HP entraria efetivamente no mercado de smartphones e internet móvel. A previsão é que o negócio se concretize até julho do mesmo ano.

PalmSource, Inc. (NASDAQ: PSRC) é a companhia responsável pelo desenvolvimento do Palm OS. Tornou-se independente depois da divisão de Palm, Inc. em divisões de hardware e software distintas.

PalmOne, Inc. é o nome da divisão hardware de companhia conhecida antigamente como Palm, Inc. após a divisão dos departamentos de hardware e software e posterior fusão com Handspring, Inc. A divisão software da Palm, Inc. se transformou em PalmSource, Inc. e é responsável pelo desenvolvimento e licenças do Palm OS. O símbolo comum da companhia transformou-se em PLMO após a fusão.

A companhia PalmOne fabrica computadores de bolso (PDAs) de tipo Zire e Tungsten controlados pelo sistema operacional Palm OS, smartphones Treo e acessórios para os PDAs Palm OS.

Em uma jogada de marketing que causou grande polêmica entre o público usuário de PDAs, a Palm recentemente lançou o Treo 700w – o primeiro equipamento de linha palm que não utiliza o Palm OS, e sim o Windows Mobile. Alguns acreditam que isso regerá o futuro dos palms, pois acredita-se que o Palm OS esteja muito defasado em relação à competição.

Recentemente a empresa readquiriu direitos sobre a marca “Palm” da PalmSource, Inc., e voltou a se chamar Palm, Inc.

Personal Digital Assistant (PDA)

(PDAs ou handhelds), assistente pessoal digital ou palmtop, é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6), dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios — Wi-Fi — para acesso a e-mail e internet.

Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse.

Os modelos mais sofisticados possuem modem (para acesso à internet), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida.

Os PDAs guardam das agendas eletrônicas somente as dimensões, pois sua utilidade e aplicabilidade estão se aproximando cada vez mais rapidamente dos computadores de mesa.

palm_treo750v

palm_tungsten_e

palm-zire71

palm-zire72s

Existem duas famílias principais de PDA no mercado hoje: Os PalmOne e os Pocket PC.

Os PalmOne utilizam o sistema operacional Palm OS da PalmSource (ex-Palm Computing), um sistema estável, mas restrito quanto ao número de fabricantes que o adoptaram, actualmente o sistema operativo mais utilizado no mundo é o Windows Mobile, como comprovam todos os estudos de mercado, de tal modo que a própria Palm passou também a adoptar esse sistema nos terminais com função celular como é o exemplo do Palm Treo 700 e 750v e treo 500v.

Os Pocket PC utilizam o sistema Windows Mobile (com base no Windows CE da Microsoft), que é “compatível” com o Windows e foi adotado por uma gama bem variada de fabricantes de PDA. Hoje em dia a última versão do sistema operacional para Pocket PC é a Windows Mobile 6.1. Estes PDAs utilizam programas que possibilitam a troca de dados com programas do Windows dos computadores de mesa. Existem vários grupos de língua portuguesa de referencia, de desenvolvimento e ajuda aos utilizadores desta plataforma como http://www.wince.com.br/; http://www.pocketpt.net/.

Existem também PDAs rodando o sistema operacional Linux. Um dos projectos mais conhecidos é o Pocket Linux, desenvolvido todo com base na distribuição do Debian, a ideia é criar um Linux extremamente fácil de manipular e utilizar, para substituir o sistema operacional proprietário de vários PDAs. A interface é simples e bem familiar aos usuários dos portáteis, e pode ser moldada através de temas que os próprios usuários podem criar, estes temas e configurações são salvos em XML podendo facilmente ser transportados para outros SO`s proprietários. O sistema tem um bom conjunto de aplicativos, como cliente de e-mail, leitor de música digital, jogos e até visualizadores de vídeo. O reconhecimento de escrita também está presente, e pode-se utilizar o teclado na tela do PDA. A indispensável sincronização com o PC também está disponível.

A tiver interesse no manual em Português do PALM ZIRE 71 clique – manual PALM zire71_hb_BP

Links interessantes: www.palm.com; www.palmbrasil.com.br; www.palmland.com.br; www.softonic.com.br; www.freeware-palm.com; www.palmgear.com

01/11/2010

Anúncios
  1. Eliete
    02/11/2010 às 8:09 PM

    Legal essa publicação, principalmente pelo fato de disponibilizar os arquivos do documents to go já em .pda e .pdb, prontinhos, permitindo sejam instalados no PALM diretamente, apenas tendo o trabalho de copia-los para a pastinha do MyInstall, no Catrão de memória do PALM, sem necessitar sincronizar o PALM com o PC, o que não consigo fazer nem com reza braba… No mais ao “l a i r e s” ;) é válido. Agradeço mesmo.
    Li.

    • 02/11/2010 às 8:25 PM

      A disposição para o que necessitar, no mais, informo que uso o PALM ZIRE 71 a mais ou menos uns 5 anos e o adoro, principalmente para leitura com o MobiPocket e como Documents To Go, aquele abre arquivos em .pda e este, o documents, lê .DOC, .DOCX, .PDF, e Power point, além de visualizar imágens, lembrando que ele consome bastante memória do PALM, devendo ser copiado, através do “Data Viz Tech” para a memória removível, liberando, dessa forma a mamória interna, a qual será necessária para “abrir” pos arquivos para leitura, principalmente pdf`s e doc`s grandes.
      Caso necessite converter algum arquivo, livro, etc, de .doc ou .pdf para .pda me mande o arquivo que converto para ti e te retorno o mesmo convertido, prontinho para leitura com o MobiPocket.
      Abraço!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s